Cuidado com “Fake News” é tema de palestra na Fieb
A propagação na web das chamadas “Fake News” – notícias falsas que se passam por verdadeiras – gera preocupação sobre os cuidados na rede. Pensando nesse tema, a unidade Maria Theodora da Fieb, em Alphaville, proporcionou aos alunos do segundo ano do Ensino Médio um ciclo de palestras para abordar o tópico. As apresentações foram ministradas por três representantes do Club do Estudante, do Paraná, em um projeto piloto da associação.
Presidente da entidade, José Neto afirmou que é preciso tratar o assunto com prioridade nas escolas, pois, segundo ele, é um tema que deve ser discutido nos principais vestibulares do país. “Que vocês aprendam a acompanhar as notícias e tenham um olhar mais crítico”, sugeriu aos estudantes.
A atividade contou com interação direta dos alunos. Para exemplificar como uma notícia pode ser distorcida, foi feita o jogo do “telefone sem fio” em que a primeira pessoa ouve uma frase e passa adiante para outros participantes. No último, o contexto da notícia é bem diferente. “Essa foi uma brincadeira simples para mostrar como o Fake News acontece no dia a dia”, comentou Alessandro Santos, sócio e cofundador do Club do Estudante.